• EDIFÍCIO DA SEDE


    Vista frontal das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.


    index.php?option=com_content&view=frontpage
  • EDIFÍCIO DA SEDE

     

    Vista nocturna com iluminação, das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.

  • EDIFÍCIO DA SEDE


    Vista frontal das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.
  • EDIFÍCIO DA SEDE

     

    Vista traseira das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.

  • RANCHO FOLCLÓRICO

     

    Actuação do Rancho Folclórico de Adaúfe, no dia da inauguração da requalificação do Campo de Jogos Horácio Azevedo Campos, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Engº Mesquita Machado, em 12 de Setembro de 2009.

  • PARQUE DE FITNESS

     

    Inaugurado pelo Exmo. Sr. Engº Francisco Soares Mesquita Machado, Presidente da Câmara Municipal de Braga, no dia 12 de Setembro de 2009.

  • PARQUE INFANTIL DA MOTA

    PARQUE INFANTIL DA RUA D. JOSÉ DE BRAGANÇA

     

    Inaugurados pelo Exmo. Sr. Engº Francisco Soares Mesquita Machado, Presidente da Câmara Municipal de Braga, no dia 12 de Setembro de 2009.

  • VIAS DE COMUNICAÇÃO

     

    Adaúfe tem 10.16km2 de área com 4880 habitantes 1620 fogos. A rua da calçada romana foi recentemente classificada pelo I.P.A.R. Património Nacional. Adaúfe e servida por três vias de comunicação, sendo a principal a E.R. 205-4 que atravessa a freguesia.

  • IGREJA MATRIZ

     

    Orgão de tubos que se encontra no interior da Igreja Matriz.Vista parcial do altar.

  • MOINHOS DAPRAIA FLUVIAL

    Os Moinhos da praia fluvial de Adaúfe fazem parte do património que engloba toda a zona.

    index.php?option=com_content&view=frontpage
  • PRAIA FLUVIAL E ENGENHO


    Classificada pela Revista “Deco/Proteste”, com a classificação máxima: Muito Bom, que analisou a qualidade da água, limpeza do espaço e informação ao utente.O Engenho da Praia Fluvial, faz parte do Património Cultural Edificado.
  • CALÇADA ROMANA


    A rua da calçada romana foi recentemente classificada pelo I.P.A.R. Património Nacional.

Toponímia

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Trabalho de Toponímia numa 1ª fase foi executado por uma Empresa, que teve que medir todas as ruas da Freguesia, para poder atribuir o número de polícia para cada habitação. Fez, também, o levantamento dos fogos existentes por rua e alguns nomes de moradores. A empresa forneceu à Junta de Freguesia um ficheiro onde consta uma ficha de residente para cada habitação, o número de polícia e um mapa das ruas numeradas.

 

Na 2ª fase, o executivo da Junta de Freguesia propôs à Assembleia de Freguesia que fosse criada uma Comissão de Toponímia para se dar nomes ás ruas. A proposta foi aceite por maioria. Assim, dessa Comissão faziam parte alguns membros da Assembleia: dois vogais do PS e 1 do PSD. Foram convidados vários Adaúfenses para fazer parte dessa comissão. Para o efeito, o Executivo mandou anunciar nas missas e no jornal da paróquia, que todos os Adaúfenses estavam convidados a dar nome à sua rua. Só participaram 5 Adaúfenses. Com a Comissão de Toponímia constituída e feitas várias reuniões para atribuir os nomes ás ruas da freguesia, a Comissão cessou as suas funções depois de entregar uma acta com os nomes das ruas ao executivo. Agendou-se, então, uma Assembleia de Freguesia na qual o executivo entregou ao presidente da Assembleia uma acta com os nomes das ruas propostos pela Comissão. O presidente da Assembleia de Freguesia propunha nome por nome à Assembleia. No fim, foram alterados 50% dos nomes e aprovados por unanimidade.

 

O Executivo entregou à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Braga, uma fotocópia da acta da Assembleia de Freguesia com os nomes de todas as ruas aprovadas pela mesma. A Comissão da Toponímia da Câmara Municipal aprovou por unanimidade os nomes propostos. Seguido isto, o executivo aguardou que os CTT lhe enviasse os códigos postais, que seriam atribuídos a cada rua, para poder mandar executar e colocar placas com os nomes das ruas e os códigos postais. O executivo anunciou, novamente, nas missas e nos jornais, que todos os moradores deveriam passar na Junta de Freguesia, para preencher uma ficha de residência na qual iria constar o nome de todos os residentes na habitação. Feito isto, o executivo passaria uma declaração de residência, com o nome da rua, número de polícia e o código postal correspondente à nova morada, mencionando, também, a morada anterior para serem feitas as alterações de morada em todos os serviços adquiridos pelos moradores.

 

Todo o processo foi trabalhoso, mas muito enriquecedor pois possibilitou a passagem de 90% dos moradores da freguesia pela Junta. Com isto, foi, também possível a abordagem de alguns problemas, por parte do morador, ao executivo. Com o preenchimento da dita Ficha de Residência, o executivo ficará a saber quantos habitantes a Freguesia contêm, visto que aumentou o número de recenseamentos.

 

O Executivo mandou fazer 2500 mapas com as ruas da freguesia para serem distribuídos por todos os moradores porta à porta e para várias instituições. Numa primeira fase foram colocadas 385 placas com os nomes das ruas, e os respectivos códigos postais da rua correspondente. 

Os Topónimos a cima citados foram aprovados em reunião do Executivo Municipal em 6 de Outubro de 2005 e publicados em EDITAL Nº 225/2005. 

A Criação de mais 10 topónimos ( ruas novas), foram aprovados em Reunião Municipal em 22 de Novembro de 2007 e publicados em EDITAL Nº 421/2007.

 

Horário 

• Segunda-feira

das 15:00h às 19:30h

 

• Terças, Quartas e Sextas

das 15:00h às 19:00h

 

• Quintas-feiras

das 09:00h às 12:30h e

das 15:00h às 19:00h

 

• Encerrado

Sábados, Domingos e Feriados

Acesso rápido:

CONTACTOS

Morada:

Junta de Freguesia de Adaúfe

Av. Imaculada Conceição, nº 135

4710-820 Adaúfe - Braga

E-mail: geral@junta-adaufe.pt
Telefone: 253 675 321
Fax: 253 675 321
http://junta-adaufe.pt/