• EDIFÍCIO DA SEDE


    Vista frontal das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.


    index.php?option=com_content&view=frontpage
  • EDIFÍCIO DA SEDE

     

    Vista nocturna com iluminação, das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.

  • EDIFÍCIO DA SEDE


    Vista frontal das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.
  • EDIFÍCIO DA SEDE

     

    Vista traseira das novas instalações da sede da Junta de Freguesia de Adaúfe, inaugurada em 12 de Setembro de 2009.

  • RANCHO FOLCLÓRICO

     

    Actuação do Rancho Folclórico de Adaúfe, no dia da inauguração da requalificação do Campo de Jogos Horácio Azevedo Campos, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Engº Mesquita Machado, em 12 de Setembro de 2009.

  • PARQUE DE FITNESS

     

    Inaugurado pelo Exmo. Sr. Engº Francisco Soares Mesquita Machado, Presidente da Câmara Municipal de Braga, no dia 12 de Setembro de 2009.

  • PARQUE INFANTIL DA MOTA

    PARQUE INFANTIL DA RUA D. JOSÉ DE BRAGANÇA

     

    Inaugurados pelo Exmo. Sr. Engº Francisco Soares Mesquita Machado, Presidente da Câmara Municipal de Braga, no dia 12 de Setembro de 2009.

  • VIAS DE COMUNICAÇÃO

     

    Adaúfe tem 10.16km2 de área com 4880 habitantes 1620 fogos. A rua da calçada romana foi recentemente classificada pelo I.P.A.R. Património Nacional. Adaúfe e servida por três vias de comunicação, sendo a principal a E.R. 205-4 que atravessa a freguesia.

  • IGREJA MATRIZ

     

    Orgão de tubos que se encontra no interior da Igreja Matriz.Vista parcial do altar.

  • MOINHOS DAPRAIA FLUVIAL

    Os Moinhos da praia fluvial de Adaúfe fazem parte do património que engloba toda a zona.

    index.php?option=com_content&view=frontpage
  • PRAIA FLUVIAL E ENGENHO


    Classificada pela Revista “Deco/Proteste”, com a classificação máxima: Muito Bom, que analisou a qualidade da água, limpeza do espaço e informação ao utente.O Engenho da Praia Fluvial, faz parte do Património Cultural Edificado.
  • CALÇADA ROMANA


    A rua da calçada romana foi recentemente classificada pelo I.P.A.R. Património Nacional.

1ª Companhia de Adaúfe da Associação de Guias de Portugal

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail



1ª Companhia de Adaúfe da Associação de Guias de Portugal

A 1ª Companhia de Adaúfe da Associação de Guias de Portugal, foi fundada há cerca de 30 anos por uma professora que veio dar aulas para Adaúfe e deu o primeiro passo para a fundação desta companhia. 

O Guidismo é um movimento para jovens raparigas, que se baseia no método criado por Baden-Powell e tem como principal objectivo “proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis”. 

A Associação Guias de Portugal é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e que promove o Guidismo em Portugal de acordo com os valores da Associação Mundial das Guias (WAGGGS – World Association of Girl Guide and Girl Scouts). 

O crescimento das seus elementos está organizado em quatro ramos, que de acordo com as ideias tem objectivos, metas estratégias adequadas ao seu desenvolvimento.



Avezinhas



- 6 aos 10 anos

Lenço AMARELO por ser a côr do sol

VOAR – é o objectivo deste ramo, pois tal como os passarinhos, as Avezinhas em Bando vão aprender a voar bem alto.

Sonhar é apenas o início de uma grande aventura

As dirigentes são as Águias e as Corujas e têm como missão ajudar as Avezinhas a crescer no Ninho e no Bando. 

Aventuras



- 10 aos 14 anos

Lenço VERDE cor da natureza

BÚSSOLA é o símbolo do Ramo, que ajuda a encontrar o melhor trilho. 

6 a 8 Guias formam uma PATRULHA que reunidas com as restantes patrulhas constituem a ODISSEIA. 

Caravelas



- 14 aos 17 anos

Lenço LARANJA cor do Sol poente

CARAVELA é o símbolo do Ramo, pois uma importante Expedição levará a lugares longínquos e misteriosos….

6 a 8 Guias formam uma PATRULHA, que reunidas com as restantes patrulhas constituem a FROTA. 

Moinhos



- A partir dos 17 anos

Lenço AZUL cor do céu

- Moinho é o símbolo do Ramo, o vento que empurra as velas é a força das escolhas que se fazem, tentando construir um amanhã diferente de hoje, e que evolui através da Progressão. 

Instalações e Horários



As reuniões decorrem numa sede, inaugurada em Dezembro de 2007, junto à Igreja. Os horários das reuniões são ajustados anualmente no sentido de conjugar com os horários da catequese das associadas. 

Caracterização da Companhia



Em janeiro de 2010, a 1ª Companhia de Guias de Adaúfe têm um total de 39 associadas, das quais 15 são Avezinhas, 15 são Aventuras, 3 são Caravelas, 5 são Dirigentes e 1 Efectiva Colaboradora.
  • Chefe de Companhia: Paula Azevedo
  • Sub-Chefe de Companhia: Sílvia Oliveira


  • Actividades Desenvolvidas



    Anualmente são planeadas uma série de actividades de acordo com o tema definido para o ano em curso e as recomendações da Associação a nível Regional e Nacional. No entanto há actividades que são habituais, nomeadamente: 

    Em Adaúfe:
  • Missa de Piedade – Eucaristia do 2º Domingo de cada mês;
  • Procissões da Freguesia;
  • Ceia de Natal – para os pais das associadas.


  • Na Região:
  • Dia Mundial do Pensamento – 22 de Fevereiro – Aniversário de Baden Powell;
  • Reuniões mensais com todas as Dirigentes e/ou Chefes de Companhia da Região;
  • Acampamentos Regionais e Nacionais;
  • Provas de progressão.


  • Contactos



    Sílvia Oliveira
    Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

    Programa de Companhia 2009/2010: "As artes da Guia"





    Fotografias











    Notícia: Grande Voo e Grande Embarque, 28 de Setembro de 2008



    O dia 28 de Setembro de 2008 foi muito importante para a 1ª Companhia de Adaúfe da Associação de Guias de Portugal, em particular para alguns dos seus elementos. A progressão na vida Guidista é fundamental e deve ser-lhe dado o devido valor. Quatro avezinhas (Beatriz, Dulce, Mariana e Rita) fizeram o seu Grande Voo para aventuras e quatro aventuras (Adriana, Daniela, Paula e Tânia) aceitaram fazer o Grande Embarque neste desafio de ser caravelas. Foi um momento de alegria pois significa evoluir e sobretudo reforçar o seu compromisso como guias. A cerimónia decorreu junto da comunidade de Adaúfe, na Missa Dominical pois é importante que todos partilhem este momento com a Companhia. A celebração culminou com um almoço, no salão da Junta de Freguesia de Adaúfe, que juntou as associadas e os pais, promovendo um saudável convívio nesta grande família. 

    Aproveitamos o momento para convidar todas as meninas, com idades entre os 6 e os 18 anos, que estejam interessadas em aceitar a aventura de fazer parte desta Associação Guidista. Poderão aparecer na sede, junto à Igreja, aos sábados entre as 15h e as 16h. 



    Notícia: Acantonamento de Natal da 1ª Companhia de Guias de Adaúfe



    Entre os dias 19 e 21 de Dezembro de 2008, decorreu na Escola E.B.1 da Presa e no Jardim-de-Infância da Presa, o Acantonamento de Natal da 1ª Companhia de Guias de Adaúfe. Foi um fim-de-semana recheado de actividades e muito trabalho. Houveram diversos ateliês de trabalhos manuais que visavam fazer coisas para vender na feirinha de natal, nomeadamente bombons de chocolate, trabalhos com feltro ou reutilizando materiais usados como revistas para fazer velas de natal. Realizou-se ainda Infância da Presa, o Acantonamento de Natal da 1ª Companhia de Guias de Adaúfe. Foi um fim-de-semana um jogo de pista e pudemos assim mostrar à nossa Freguesia a vontade de estar presente na vida da Paróquia. No domingo após a Eucaristia houve a feirinha onde se venderam as coisas produzidas no fim-de-semana, e ainda uns bolos. As actividades culminaram num fantástico almoço de natal com os pais, que se realizou no salão de festas da Junta de Freguesia, com a ajuda de todos foi possível um agradável convívio. 

























    Notícia: Jogo de Cidade da 1ª Comp. de Adaúfe da AGP



    No passado dia 17 de Janeiro de 2009, a 1ª Companhia de Adaúfe visitou a Cidade do Porto com o objectivo de fazer um Jogo de Cidade e assim conhecer os principais monumentos. A viagem até ao Porto foi de comboio e logo que chegaram cada patrulha seguiu seu rumo. As avezinhas e aventuras puderam visitar a Igreja e Torre dos Clérigos; Sé do Porto; Capela da N. Sra. das Verdades; Igreja dos Grilos e Ponte São Luís, enquanto as Caravelas visitaram o Mercado do Bolhão, a Capela de Sta. Catarina, cujos azulejos que a decoram no exterior são fantásticos, passando pela Câmara Municipal, Torre dos Clérigos, Museu Soares dos Reis até ao Palácio de Cristal, onde visitaram ainda o Museu Romântico, que é sem dúvida um local a recomendar. Finalmente reuniram-se em companhia podendo fazer uma viagem de eléctrico, regressando a Braga no final. Foi uma viagem divertida e extremamente vantajosa a nível cultural! 

























    Notícia: Guias de Adaúfe participam no Dia Mundial do Pensamento em Fafe



    A Região de Braga da Associação Guias de Portugal celebrou, nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2009, em Fafe, a actividade regional comemorativa do Dia Mundial do Pensamento, que contou com a participação de cerca de 450 raparigas, entre os 6 e os 21 anos de idade e a 1ª Companhia de Guias de Adaúfe também esteve presente nesta grande festa. O programa incluiu actividades como um jogo de cidade, que pintou de azul-turquesa a pacata cidade de Fafe e Fogo de Conselho no serão de sábado que contou com a participação de todas. No domingo, dia 22 pelas 10h, foi celebrada a Eucaristia comemorativa na Igreja de S. José e teve como celebrante o Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Urtiga que valorizou a forma original como celebra-mos o aniversário dos nossos fundadores. O encerramento da actividade decorreu no Parque da Cidade com uma ferradura regional, bem como com a recolha para o Tostão Mundial (um fundo que se angaria no Dia Mundial do Pensamento, a fim de promover o Guidismo nos países mais necessitados, sob o lema: “A penny for your thoughts – um tostão pelos seus pensamentos”). 

    O Dia Mundial do Pensamento, assinalado por todas as Guias do mundo no dia 22 de Fevereiro, é a data do aniversário de Baden Powell e sua esposa Lady Baden Powell, os fundadores do movimento. Neste dia, as Guias relembram BP e todos os valores por ele transmitidos e que, felizmente, ainda se mantêm actuais. 

    Este ano, aproveitando o tema dos “Objectivos do Milénio”, a Associação Mundial das Guias lançou o desafio de trabalhar um dos objectivos: “ Juntas podemos combater a Sida, a Malária e outras doenças”, que foi trabalhado e adequado a cada idade. 

    Foi um momento de união e partilha entre todas as Guias de Braga, que neste dia se uniram em Pensamento a todas as Guias do Mundo. 




    Notícia (31/01/2010): Avezinhas de Adaúfe correspondem-se com guias dos Estados Unidos da América



    A Associação Guias de Portugal recebeu o pedido de um ninho de avezinhas (neste caso, Daisy Scouts, entre 5 e 7 anos de idade) dos Estados Unidos da América, que estavam interessadas em comunicar com Avezinhas portuguesas. As meninas americanas são 5 e estudam numa escola de ensino português e inglês. 

    O Comissariado regional de Braga aceitou o desafio, pois achou que era uma oportunidade de despertar as nossas Guias para a dimensão internacional do guidismo e o ninho beija-flor, as avezinhas da 1ª Companhia de Guias de Adaúfe, foi o escolhido para essa partilha de experiências. 

    Elas ficaram radiantes com a notícia e mais ainda quando receberam as cartas das suas novas “pen pals”!! 

    São avezinhas, aliás Daisy’s do estado de Rhode Island, o mais pequeno estado dos EUA e que conta com mais de 12 000 guias! 

    Para além das cartas e das fotografias, enviaram ainda informação sobre a sua progressão guidista e sobre o Estado em que vivem. 

    É sem duvida uma experiência muito interessante para as avezinhas, mas é sobretudo uma oportunidade educativa! Elas terão agora a hipótese de conhecer melhor como funciona a nossa associação noutro país e vão conhecer melhor um estado desse país, nomeadamente que foi em Rhode Island que “nasceu” a marinha americana. 

    Estão já a preparar a resposta às suas novas amigas e a seleccionar os “presentes” a enviar do nosso país, da nossa cidade e da nossa Associação! 





    Notícia (19/05/2010): As Guias de Adaúfe no dia 15 de Maio participaram da VI jornada de limpeza do ribeiro que limita a Freguesia de Adaúfe com Palmeira (Local: Moinhos)



    Guias de Adaúfe associam-se a Movimento de Cívico de Defesa do Ribeiro. 

    No passado dia 15 de Maio, 10 elementos da 1ª companhia de Adaúfe, passaram a sua manhã de sábado numa actividade de serviço, na sua freguesia. 

    Um convite chegou ao grupo, para que se associassem na limpeza e recuperação de uma área que faz fronteira entre as freguesias de Adaúfe e Palmeira. 

    Logo se dispuseram a colaborar e foram de encontro a uma necessidade da sua aldeia, reforçada por um importante factor de protecção ambiental que está sempre presente nos ideais guidistas. 

    A manhã não foi fácil para este grupo de raparigas. Num primeiro impacto não parecia tão mau como se revelou durante a manhã. Encontraram todo o tipo de lixo enterrado e escondido, desde roupa, sacos de plástico, lâmpadas, galochas, etc… e no fim da manhã o monte de lixo era considerável. 

    Embora cansadas, todas ficaram com a sensação de dever cumprido e satisfeitas por ver que podem fazer a diferença, destinando desde logo nas suas agendas mais uma manhã de sábado para continuar os trabalhos. 

    Estas actividades são de grande importância para a aprendizagem e sensibilização destas jovens, pois foi constante ouvir estas raparigas questionarem-se: “ Como é que as pessoas foram capazes de fazer isto?” 

    Esta foi a VI Jornada de limpeza do Movimento Cívico de Defesa do Ribeiro, que nasceu da iniciativa Limpar Portugal e que alguns civis tomaram para si este projecto de recuperação de uma área abandonada e que pode ser um belo espaço de lazer. Associado a este movimento estão outros grupos e entidades como a Quercus, Juntas de Freguesia de Adaúfe e Palmeira, entre outros. 

    Onde todos ajudam não custa nada e as Guias convidam, todos aqueles que como nós “procuram deixar o mundo um pouco melhor…” para se juntarem e nos próximos dois sábados de Maio aparecerem para limpar o Ribeiro! 







     

    Horário 

    • Segunda-feira

    das 15:00h às 19:30h

     

    • Terças, Quartas e Sextas

    das 15:00h às 19:00h

     

    • Quintas-feiras

    das 09:00h às 12:30h e

    das 15:00h às 19:00h

     

    • Encerrado

    Sábados, Domingos e Feriados

    Acesso rápido:

    CONTACTOS

    Morada:

    Junta de Freguesia de Adaúfe

    Av. Imaculada Conceição, nº 135

    4710-820 Adaúfe - Braga

    E-mail: geral@junta-adaufe.pt
    Telefone: 253 675 321
    Fax: 253 675 321
    http://junta-adaufe.pt/